Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PERFIL DOS ESTUDANTES

Percebeu-se através do diagnostico realizado que os educando em sua grande maioria são filhos de agricultores, domésticas, lavadeiras de roupas e desempregados. Os mesmos são oriundos da zona rural e urbana do município, são filhos de famílias que apresenta pouco poder aquisitivo e também baixo grau de escolaridade, trazendo consigo uma historia que se reflete em uma desigualdade social, cultural e educacional, historia esta, bem característica de um sistema capitalista excludente.

Os alunos residentes na zona rural apresentam terem uma boa estrutura familiar apesar da pobreza, a maioria mora com os pais e trabalham na lavoura com os mesmos para se manterem. Já os alunos da zona urbana na grande maioria tem problemas com estrutura familiar uma boa parte vivem com aos, ou tios, poucos são os que mora com pai e mãe.

A grande maioria dos alunos são católicos não praticantes, outros são protestantes, espíritas, outros freqüentam o candomblé, dentre outras religiões, entretanto todos se respeitam, mesmo que não concorde como credo religioso do colega. O esporte preferido da maioria é o futebol, mesmo porque o município não oferece alternativas. Pouco tem para o lazer, pois a maioria tem que trabalhar para ajudar a família no sustento, o lazer mais comum é assistir TV, ir tomar banho de rio ou cachoeira que tem no município. A característica cultural marcante é o saber popular transmitido dos seus avós em forma de cantiga de reis festas religiosas como são João, são Pedro.

No processo ensino aprendizagem os alunos de qualquer faixa etária, em todos os turnos, apresentam grande dificuldade de interpretação de enunciados, leitura, escrita, domínio das operações matemáticas. São alunos que necessitam de uma pratica pedagógica que contemple as suas limitações oriundas de suas bases familiares e econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário